Notícias

13/12/2016 | 08h40min

São Judas realiza visita técnica no Presídio Central de Porto Alegre

Acadêmicos do curso de Direito realizaram uma visita técnica ao Presídio Central de Porto Alegre, na última sexta-feira, 9 de dezembro. O grupo foi acompanhado pelo professor Fabiano Justin Cerveira, coordenador das Atividades Complementares, e pela professora Graciela Thisen, diretora acadêmica das Faculdades Integradas São Judas Tadeu.
O grupo foi recebido pelo capitão Vinicios Ayres e pela soldado Lizandra Lopes, da Assessoria de Assuntos Estratégicos do PCPA. O primeiro local a ser visitado foi a galeria E1 onde ficam os detentos que passam por tratamento de dependência química e que participam do projeto Direito no Cárcere, único realizado no Brasil no sentido de habilitar os presos a se inserirem novamente na sociedade. A iniciativa foi idealizada pela advogada e jornalista Carmela Grune. 
Após, os alunos estiveram na galeria onde moram os presos/trabalhadores, no setor de Atividades de Valorização Humana (AVH), na Escola NEEJA Desembargador Alaor Terra, na Unidade de Saúde. Durante a passagem pela AVH, o detento A. presenteou a diretora acadêmica com uma de suas obras. 
Ao final do roteiro, o grupo teve uma palestra com o major Carlos Magno, subdiretor da casa. Ele apresentou dados do maior presídio da América Latina construído em 1959. Atualmente, mais de 4,8 mil homens estão presos no local, quando a capacidade é de 1.905. Conforme o dirigente, 45,7% estão preso em função do tráfico de drogas. A população carcerária se concentra na faixa de 19 a 24 anos e o grau de escolaridade predominante é ensino fundamental incompleto. 
 
Voltar