30/11/2018 | 14h44min

Uma história do nosso povo

No dia 31 de outubro realizamos mais uma edição do Sarau Literário, no Átrio do Bourbon Country. Ele já está na sua 5ª edição, e este ano trouxe como tema "A magia do samba: descendo a ladeira e tomando a avenida". O grupo composto pelos professores David Freitas e Márcia Roque, juntamente com os alunos Ana Paula Barbosa, Gabriela Bochenek, Gabriela Moraes, Gabriela Pereira, Júlia Dobler, Kayron Espindola, Malu Fernandes, Mariana Ribeiro e Victor da Rosa interpretou músicas e poesias que retratam a trajetória desse estilo musical. O evento trouxe nomes importantes da literatura brasileira como Castro Alves e Tobias Barreto, e também da música nacional como Chiquinha Gonzaga, Chico Buarque e Alcione.

A apresentação começou abordando a chegada dos negros escravizados ao Brasil, e toda a barbárie que eles sofriam com dormitórios e ambientes insalubres para se viver, fora as torturas. Posteriormente, falou-se sobre a abolição da escravatura, e a dificuldade dos negros de conseguirem um espaço nos grandes centros urbanos, sendo obrigados a se acomodarem em cortiços pequenos e em situações precárias. Para se divertir eles dançavam e cantarolavam, e foi aí que o samba se originou. O processo de demolição dos cortiços iniciou em meados do século XIX, fazendo com que os negros tivessem que subir as ladeiras dos morros cariocas, criando assim as primeiras grandes favelas e as primeiras escolas de samba, que são fruto dessa mistura de culturas e de todo o sangue negro que foi derrubado.

Intitulado de "Múltiplos Saberes: a valorização da aprendizagem através da arte", o Sarau Literário está concorrendo no 13º Prêmio de Responsabilidade Social do SINEPE/RS na categoria Desenvolvimento Cultural.

Confira aqui as fotos oficiais do evento.