27/11/2020 | 09h47min

Trabalhos selecionados para o Espaço Jovem Cientista

O Colégio São Judas Tadeu tem doze trabalhos selecionados para o Espaço Jovem Cientista 2020. Os projetos do NIC e NIC Jr. foram realizados pelos alunos a partir do 6º ano até a 3ª série do Ensino Médio e orientados pelos professores desde o mês de julho, com adequações necessárias para o ensino remoto. Os alunos desenvolveram seus projetos utilizando as etapas da metodologia científica e as ferramentas do Google for Education, culminando com a apresentação online de seus trabalhos na Semana Científica, nos dias 04, 05 e 06 de novembro, em Salas Virtuais organizadas no Google Meet e por Área do Conhecimento.

Os projetos selecionados para o Espaço Jovem Cientista, em função da Pandemia de Covid-19, serão enviados e apresentados na forma de vídeos elaborados pelos grupos participantes.  Esse evento é uma realização do Museu de Ciências e Tecnologia e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS e tem como principal objetivo oportunizar a atuação de alunos e professores da educação básica e incentivar a produção científica, possibilitando a apresentação de pesquisas realizadas em suas escolas.

Os vídeos apresentados durante o Espaço Jovem Cientista – PUCRS, edição 2020, serão avaliados por membros da comissão avaliadora, a qual será composta por professores/pesquisadores e estudantes de Pós-Graduação da Universidade. Os trabalhos destacados serão divulgados e disponibilizados no site do Museu de Ciências e Tecnologias da PUCRS (MCT-PUCRS) a partir de 18 de dezembro de 2020

Confira os projetos desenvolvidos pelos alunos no NIC e NIC Jr, com seus respectivos orientadores, selecionados para o Espaço Jovem Cientista da PUCRS:

Como ocorre a expressão artística no ambiente dos jogos eletrônicos?

Alunas: Isabela Teixeira Augusto e Ana Clara Oliveira de Avila Fernandes, do 8º ano do Ensino Fundamental.

Professora Orientadora: Adriane Strey.

Rede de Ferro.

Aluno: Arthur Dalenogare Ortiz, da 3ª série do Ensino Médio.

Professora Orientadora: Márcia Cristina Roque.

Interseccionalidade: mulheres Trans e Travestis negras.

Alunas: Maria Julia Santos da Rosa e Agatha Guerra Pinto da 3ª série do Ensino Médio.

Professora Orientadora: Márcia Cristina Roque.

A representatividade Negra na Literatura Brasileira.

Aluna: Julia Choikhet Antunes da 3ª série do Ensino Médio.

Professora Orientadora: Márcia Cristina Roque.

Percalços da Igualdade: trajetórias para uma Educação Antirracista.

Alunos: Renan Garbin Leistner, Edric Martins Fernandes e Nicholas Lessa Pereira de Morais do 8º ano do Ensino Fundamental.

Professor orientador: Ricardo Taraciuk

Censura da Igreja na Literatura, Produções Artísticas e Científicas.

Alunas: Amanda Adams Brito e Maria Eduarda Santos da Silva da 2ª série do Ensino Médio.

Chico Buarque e o “Cálice” da Ditadura Militar Brasileira

Aluna: Luisa Helena Zorzi da Rosa do 9º ano do Ensino Fundamental.

Professora Orientadora:  Renata Ferreira da Silveira

Por que algumas mulheres continuam se submetendo diante a violência doméstica?

Alunas: Mariana Dorneles Julianotte, Vitória da Rocha Ghilardi e Brenda Silva de Castro do 8º ano do Ensino Fundamental.

Professora Orientadora: Marilene Nascimento de Souza.

A mulher no mercado de trabalho.

Alunas: Brendha Bonenberger Macedo Silva, Laura Fraga Berthold e Julia Nunes Lemes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Professora Orientadora: Marilene Nascimento de Souza.

Maiores dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência física e visual no mercado de trabalho.

Alunas: Natália Rochedo Rutkoski e Laura Zimmer Ramos do 8º ano do Ensino Fundamental.

Professora Orientadora: Marilene Nascimento de Souza.

Os desafios de tornar o modo de fazer queijo serrano gaúcho em Patrimônio Imaterial.

Alunos: Lukas de Souza Pimentel, Arthur Farias Estivalet e Lucas Zimmer Ramos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Professor orientador: Ricardo Taraciuk

Os impactos na rotina de trabalho dos profissionais de enfermagem ocasionados pela pandemia do Novo Coronavírus

Aluno: Rodrigo Hantequeste da Silva Polonini do 8º ano do Ensino Fundamental.