Papo Cabeça debate sobre o atentado em Charlottesville

Os alunos do Ensino Médio do Colégio São Judas Tadeu participaram, no dia 1º de setembro, de encontro do projeto Papo Cabeça. Realizado mensalmente, o evento tem como objetivo promover debates em torno de questões sobre cidadania, democracia, ética e política. Na ocasião, o assunto central foi “Charlottesville em debate: racismo, xenofobia e neonazismo no século XXI”. Os historiados Perterson Gomes, da Escola Estadual Professor Tolentino Maia, Pedro Cunha, do Colégio Militar de Santa Maria, e Rafael Linck, do Colégio São Judas Tadeu, apresentaram os argumentos históricos sobre a formação dos grupos neonazistas.

“O nazismo ganha força na sociedade de hoje, pois o ambiente de crise favorece o crescimento do neonazismo. Os grupos que pregam a supremacia sempre existiram, mas cresceram nos últimos tempos”, afirma Gomes. Referindo-se ao episódio ocorrido no sul dos Estados Unidos, Cunha observa que “a violência e a repressão já aconteceram nos anos 20 e 30 e volta agora com o atentado em Charlottesville”.

Desenvolvida desde 2015, a atividade tem encontros mensais no turno inverso ao das aulas. O evento aconteceu na sala de convivência da Instituição.