19/07/2018 | 16h58min

NIC Jr. mostra como é possível ser plural na escola

No decorrer deste ano, alunos do 6º ao 9º ano pensaram, imaginaram, estudaram e estruturaram um projeto completo de pesquisa. Escreveram hipóteses, se basearam em metodologias e alcançaram resultados, tudo com acompanhamento e orientação de um professor. Contudo, havia uma parte muito importante nessa jornada de aprendizagem: apresentar o trabalho para uma banca de avaliadores, composta por professores e alunos do São Judas e convidados. E a mostra dos 101 trabalhos das turmas do Ensino Fundamental II do NIC Jr. aconteceu na manhã do dia 07 de julho.

Para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, era a primeira vez que passavam pela experiência de apresentar seus trabalhos para tantas pessoas. “Sem água não há vida!” – Essa foi a frase que nomeou a pesquisa dos alunos Gustavo Dellegrave, Lucas Moraes e Lucas Zaltron, da turma 361. A primeira vez participando do NIC Jr. inspirou os alunos. Eles demonstraram como torneiras com arejadores podem reduzir em até 60% da água consumida em casa. O principal motivo para a escolha do trabalho? “É porque um dia a água do mundo vai acabar”, destacam os meninos.

Comprovamos que trabalhos sobre Harry Potter, Batman e Trilogia do Thor são possíveis no ambiente escolar, pois eles se encaixaram perfeitamente na área de Linguagens. Assuntos como “Os aspectos sociais da depressão”, “Reação do cérebro a hipnose” e “Alimentação e humor” também foram algumas das escolhas dos alunos. O NIC Jr. é assim: alunos desafiados a criar um projeto de iniciação científica com todo o apoio pedagógico dos professores.

A galeria de fotos oficiais completa em alta resolução pode ser acessada aqui.