11/07/2018 | 17h25min

Motivados a aprender, aprendendo a questionar

Um projeto que incentiva a pesquisa através do desenvolvimento de trabalhos científicos nas grandes áreas do conhecimento: esse é o NIC – Núcleo de Iniciação Científica do São Judas Tadeu. Em sua 12ª edição, 59 pesquisas foram realizadas e apresentadas na Mostra de Projetos do NIC do Ensino Médio, realizada no sábado, dia 30 de junho.

Em nosso ginásio, montamos uma estrutura com 59 estandes. Cada grupo criou seu próprio banner, que deveria conter a hipótese do trabalho, seus objetivos, a metodologia aplicada e os resultados observados. Os jovens tinham o desafio de apresentar seus estudos para uma banca avaliadora composta por professores e convidados.

Os temas dos trabalhos eram os mais variados. Houve aluno que optou por investigar a importância do esporte na vida dos jovens; verificar como é a integração das crianças autistas nas escolas; perceber qual é a influência da música na nossa vida ou até mesmo mostrar como é a representatividade das mulheres nos mangás e histórias em quadrinhos. Foi possível encontrar um pouco de cada área do conhecimento e é esta diversidade uma das características mais presentes do NIC.

Segundo a Coordenadora de Educação Complementar do SESC, Fernanda Moehlecke, o NIC é uma ferramenta importante ao proporcionar para esta geração que é muito questionadora, o desenvolvimento do conhecimento através da experiência da pesquisa. “A escola não prepara para a pesquisa infelizmente. O aluno se depara na universidade com isso e não sabe nem por onde começar. Ser tão jovem e poder ter contato com isso é maravilhoso”, comenta.

Os melhores projetos serão reconhecidos na Cerimônia de Premiação do NIC no dia 03 de agosto. Os trabalhos serão encaminhados para as feiras universitárias da UFRGS, PUCRS e Mostratec.

A galeria de fotos oficiais completa em alta resolução pode ser acessada aqui.