04/05/2017 | 17h10min

Educação para a sustentabilidade mobiliza alunos

A Instituição Educacional São Judas Tadeu tem como um de seus pilares sustentabilidade. O conceito está presente através da coleta de lixo – seco e orgânico, a orientação que prevê a redução do uso de copos plásticos e o trato com plantas dentro do ambiente escolar. Essas ações são proporcionadas pela forte atuação do Núcleo de Sustentabilidade São Judas Tadeu (NUS). Abaixo algumas atividades que foram realizadas com os alunos do Ensino Fundamental dentro da disciplina Educação para a Sustentabilidade ministrada pela professora Isabel Borba.

1º e 2º ano – Durante três semanas, os alunos cuidaram de plantas no Laboratório de Ciências. A atividade teve como objetivo aproximar as crianças dos cuidados básicos com as plantas, bem como, o entendimento geral das estruturas do vegetal (semente, folhas, caule e raízes). A vivência oportunizou a observação das estruturas dos vegetais com o auxílio de lupas e de microscópios.

1° ao 5° ano – Entre os dias 23 de fevereiro e 3 de março, os alunos do Ensino Fundamental I participaram de aulas que abordaram o conceito de sustentabilidade e os 5Rs para uma vida sustentável. A atividade teve como recursos vídeos e jogos que oportunizaram debates e a produção de cartazes sobre a Semana da Sustentabilidade.

4º ano – Os alunos do 4º ano passaram durante três semanas evolvidos em atividades com o tema sustentabilidade através do Jogo das Aves mais Incríveis do Brasil. A proposta visava trabalhar os biomas brasileiros, introduzindo a compreensão do que são habitats nos diferentes biomas.

5º ano – A compreensão do trabalho de ong’s como a WWF e o Greenpeace foi o assunto das aulas da professora Isabel por três semanas seguidas. O objetivo foi sensibilizar os alunos ao trabalho voluntário, para proteção do meio ambiente em forma de pesquisa e apresentação dos trabalhos com os temas. Ao término, os alunos foram instigados e trabalhar duas questões: “Se você for convidado a compor a WWF qual espécie da flora ou flora você protegeria? Como?" e "Conte para os seus colegas a história dos barcos do Greenpeace".