06/03/2017 | 18h30min

Colégio retoma atividades de voluntariado

O voluntariado está presente em diversas ações desenvolvidas no Colégio São Judas Tadeu. Nesta semana, a programação será retomada. O Núcleo de Sustentabilidade (NUS) São Judas Tadeu realiza reunião na próxima quarta-feira, 8 de março. Já o Núcleo dos Parceiros organiza sua primeira reunião do ano no dia 10, sexta-feira. Os dois encontros acontecem no auditório Elisa Verinha Romak Alves, às 14h.
O Núcleo de Sustentabilidade (NUS) é uma proposta de protagonismo juvenil, de formação e de transformação. Tem como objetivo possibilitar que a Instituição São Judas Tadeu se transforme em uma Instituição sustentável através da análise, da discussão e da implementação de ações adequadas, tendo como meta o cumprimento das normas para certificação da ISO 14.000. Também são objetivos a formação de jovens protagonistas e multiplicadores desta cultura e a promoção de mudança de atitudes dos envolvidos - alunos, professores, funcionários e comunidade em geral. Iniciou no ano de 2014 e é de caráter permanente tanto em execução quanto em avaliação, não promovendo somente a sustentabilidade, mas também os seres humanos envolvidos, possibilitando que nossas gerações futuras sejam mais equilibradas social, econômica e ambientalmente. Integram o NUS, os professores Cláudia Padão Rovani, David Santos de Freitas e Marilene Nascimento de Souza. As reuniões ocorrem nas quartas-feiras nas dependências da Instituição, das 14h às 15he30.
A ONG – Parceiros Voluntários criou, em 2003, o Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, com o objetivo de oportunizar aos jovens a realização de ações solidárias na sua comunidade através do trabalho voluntário. São sensibilizados para o projeto alunos do ensino fundamental II e médio que, com o auxílio de um professor orientador, planejam ações na área da cultura, educação para a paz e meio ambiente.
Nos últimos anos, o projeto contou com a participação de mais de 100 alunos de nossa Instituição, jovens engajados em prol da melhoria da qualidade de vida de sua comunidade. As atividades são coordenadas pela professora Cláudia Padão Rovani e acontecem nas sextas-feiras à tarde, de acordo com um calendário prévio.