20/04/2017 | 15h50min

Alunos participam de saída de estudo pela Capital

A leitura do livro "A lenda do tesouro farroupilha", em que três adolescentes percorrem as ruas de Porto Alegre para solucionar enigmas de uma carta misteriosa, motivou a saída de estudos dos alunos do 6º ano. No dia 18, a turma 361 foi acompanhada pela professora Monica Klen. Na tarde desta quinta-feira, 20, foi a vez da turma 362 fazer o city tour pelo Centro Histórico da cidade. O passeio foi orientado pela professora Ana Paula Soares.
Saindo da escola, o primeiro ponto visitado foi o Sítio do Laçador, onde os alunos aprenderam mais sobre os elementos tradicionalistas que motivaram e influenciaram a criação da estátua do Laçador. Após, o grupo conheceu a Ponte do Guaíba e aprenderam sobre a criação de estradas que unem Porto Alegre a outros pontos do Estado. Passando pelas estações do Trensurb e por alguns pontos do Centro Histórico, a primeira parada foi na Praça da Matriz e no Palácio Piratini. Com o auxílio de um guia do próprio Palácio, houve uma pequena aula sobre as obras de arte que compõe a arquitetura do prédio e como se deu a construção. Na Praça da Matriz foi apresentado o monumento em homenagem a Júlio de Castilhos e os elementos que constituem a obra. Com uma breve caminhada pelo entorno, os alunos conheceram a Biblioteca Pública, construída em 1912, o Theatro São Pedro e a fachada do Museu Júlio de Castilhos, além de outros prédios históricos que fazem parte da formação da Cidade. Um piquenique no Jardim do DMAE encerrou a saída de estudos com muito sol, aprendizado e diversão.