Alunos e professores protagonizam sarau literário

Na manhã desta terça-feira, 13 de junho, alunos do Colégio São Judas Tadeu apresentaram o sarau literário que tece como o tema “Mulheres na arte: alma, poesia e canção” no auditório Elisa Verinha Romak Alves. O evento ocorre anualmente com a concepção e produção dos próprios alunos com a orientação dos professores Marcia Cristina Roque, de Literatura, e David Freitas, de Ciências e Biologia, que acompanharam o grupo durante o espetáculo. Este ano, o sarau contou com a participação especial da aluna Maria Fernanda Costa e do professor de música Willian Varela.
O texto retratou um resumo da história do movimento feminista através das personagens históricas e das artistas que se notorizaram com seus talentos musicais, sua presença em determinados períodos e suas poesias, como Dolores Duran, Clarice Lispector, Joana d’Arc, Maysa, Amy Winehouse. Em um trecho, a professora Márcia enfatizou: “Muitas Joanas e Maysas morreram”, e concluiu relatando que os primeiros registros históricos a partir da luta das mulheres são da época da Revolução Francesa.
A plateia atenta acompanhou cada detalhe do texto, das músicas e das interpretações. Ao final da apresentação foram abordadas estatísticas sobre violência contra a mulher. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2013, quase cinco mil mulheres foram mortas (feminicídio). No mesmo ano, houve um aumento de 54% na taxa de mortalidade entre as mulheres negras; dos mais de 190 milhões de brasileiros, 51% são mulheres; em 1995, o percentual de domicílios sob a responsabilidade das mulheres era de 23%, vinte anos depois essa taxa atingiu 40%; em 2015, a diferença na remuneração das mulheres era 15% inferior a renda dos homens.
Professora Marcia encerrou o evento agradecendo aos talentos que o Colégio abriga. “Temos pessoas do bem e que pensam que é possível fazer um mundo melhor”. Graziela Loureiro, diretora de ensino, salientou que foi possível aprender muito nesta manhã de muita música e poesia. “Temos um grupo de alunos e de professores muito talentosos. Aprendemos por meio da arte”, finalizou.
O projeto sarau literário foi criado em 2011, inicialmente, para ser apresentado para os alunos do Ensino Médio. No ano passado, o evento, que foi sobre as sete décadas da Instituição Educacional São Judas Tadeu, integrou a programação dos 70 anos e foi apresentada no Foyer do Bourbon Country. Este ano, a atividade se repetirá no dia 26 de outubro, às 19h.