Colégio

Proposta Pedagógica

EDUCAÇÃO INFANTIL

O objetivo da Educação Infantil é favorecer e incentivar o desenvolvimento das potencialidades físicas, socioafetivas e intelectuais do educando, oferecendo oportunidades para a manifestação da autonomia, do senso crítico e da criatividade, utilizando as diferentes linguagens (corporal, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a levar o educando a compreender o mundo e ser compreendido.

ENSINO FUNDAMENTAL I E II

O objetivo do Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades. O fomento a uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade, se faz presente no processo de ensino-aprendizagem. Com o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e o incentivo à pesquisa, a construção do conhecimento torna-se significativa e prazerosa.

Neste segmento escolar, os projetos visam desenvolver de forma harmônica todas as potencialidades do educando (intelectuais, socioafetivas e físicas), em consonância com os quatro pilares estabelecidos para a educação no século XXI – aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a ser.

O currículo dos Anos Iniciais contempla as Áreas do Conhecimento, sendo elas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de oferecer como diferencial as aulas com professores especializados: Educação Física, Teatro, Educação para a Sustentabilidade, Laboratório de Informática, Inglês e, a partir do Terceiro ano, Educação para o Pensar.

TURNO INTEGRAL

O Turno Integral é um espaço de convivência e aprendizagem, tem a proposta de desenvolver atividades recreativas no turno inverso ao de aula, que possibilitam à criança o desenvolvimento de habilidades e competências referentes aos aspectos físicos, cognitivos e socioafetivos, contribuindo para a formação integral do aluno. No Turno Integral, os alunos são estimuladas a desenvolver hábitos e atitudes, como: organizar o material pessoal; disciplinar-se quanto ao horário de estudo; criar autonomia para realizar tarefas, estudos e pesquisas, ser solidário e explorar sua criatividade e seus talentos.

ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio tem como objetivo aprofundar e ampliar conhecimentos adquiridos, buscando a relação entre a teoria e a prática através de vivências inovadoras e situações em que o jovem exercite conscientemente a cidadania.

Os projetos propostos buscam a contextualização dos conteúdos através da interdisciplinaridade e da pesquisa, com ênfase na metodologia científica como meio para a construção do conhecimento, propiciam o aperfeiçoamento da capacidade de reflexão crítica, argumentativa e científica, acerca dos conhecimentos que explicam a realidade geográfica-sócio-político-econômica e cultural que o circunda, proporcionando condições para sua futura inserção no mercado de trabalho e preparando-o para uma escolha profissional consciente. Além disso, prática pedagógica que promove o diálogo, o debate e o desenvolvimento da reflexão no espaço da sala de aula possibilita o reconhecimento desse jovem como sujeito ativo criativo e mobilizador na construção do seu conhecimento e articulador de projetos sociais solidários.

A avaliação do processo ensino-aprendizagem é realizada de forma cumulativa e contínua, cujos dados servem de reflexão ao professor e ao aluno acerca de sua construção do conhecimento. A avaliação é indicador para tomada de decisão quanto ao direcionamento das intervenções, quando necessárias, para o aprimoramento do trabalho escolar. Considerando o processo ensino/aprendizagem como uma realização de mudanças e aquisições de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e sociais, a avaliação verificará se todos os objetivos estão se desenvolvendo com sucesso de forma a auxiliar o aluno a progredir na aprendizagem e na construção do seu saber. Desta forma, a avaliação assume um sentido cooperativo e também orientador, pois permite que o aluno tome consciência de seus avanços e dificuldades, nas relações com o outro, bem como ao atendimento das atividades propostas, para continuar crescendo.

1º ano
A avaliação é expressa através de Parecer Descritivo, fundamentado em habilidades e atitudes desenvolvidas no trimestre.

2º ao 5º ano
A avaliação é expressa através do resultado obtido no trimestre, por meio de boletim com menções de desempenho.

Informamos que o cardápio do mês de junho já está disponível abaixo:

Almoço

A proposta pedagógica do Colégio São Judas Tadeu tem como princípio norteador a formação integral do educando, incentivando a autonomia, o espírito crítico, consciente e solidário.

A prática pedagógica busca o desenvolvimento de habilidades e competências por meio de estratégias interativas e contextualizadas, oportunizando ao aluno a construção do seu conhecimento.

A construção do conhecimento através da investigação e da pesquisa científica é um dos princípios que possibilita ao aluno aprendizagens significativas relacionadas à sua realidade, assim como o desenvolvimento da autonomia intelectual, utilizando as etapas da metodologia científica.