Colégio

Proposta Pedagógica

O objetivo do Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades. O fomento a uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade, se faz presente no processo de ensino-aprendizagem. Com o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e o incentivo à pesquisa, a construção do conhecimento torna-se significativa e prazerosa.

O Turno Integral é um espaço de convivência e aprendizagem, tem a proposta de desenvolver atividades recreativas no turno inverso ao de aula, que possibilitam à criança o desenvolvimento de habilidades e competências referentes aos aspectos físicos, cognitivos e socioafetivos, contribuindo para a formação integral do aluno. No Turno Integral, os alunos são estimuladas a desenvolver hábitos e atitudes, como: organizar o material pessoal; disciplinar-se quanto ao horário de estudo; criar autonomia para realizar tarefas, estudos e pesquisas, ser solidário e explorar sua criatividade e seus talentos.

Os projetos propostos buscam a contextualização dos conteúdos através da interdisciplinaridade e da pesquisa, com ênfase na metodologia científica como meio para a construção do conhecimento, propiciam o aperfeiçoamento da capacidade de reflexão crítica, argumentativa e científica, acerca dos conhecimentos que explicam a realidade geográfica-sócio-político-econômica e cultural que o circunda, proporcionando condições para sua futura inserção no mercado de trabalho e preparando-o para uma escolha profissional consciente. Além disso, prática pedagógica que promove o diálogo, o debate e o desenvolvimento da reflexão no espaço da sala de aula possibilita o reconhecimento desse jovem como sujeito ativo criativo e mobilizador na construção do seu conhecimento e articulador de projetos sociais solidários.

1º ano
A avaliação é expressa através de Parecer Descritivo, fundamentado em habilidades e atitudes desenvolvidas no trimestre.

2º ao 5º ano
A avaliação é expressa através do resultado obtido no trimestre, por meio de boletim com menções de desempenho.

A proposta pedagógica do Colégio São Judas Tadeu tem como princípio norteador a formação integral do educando, incentivando a autonomia, o espírito crítico, consciente e solidário.

A prática pedagógica busca o desenvolvimento de habilidades e competências por meio de estratégias interativas e contextualizadas, oportunizando ao aluno a construção do seu conhecimento.

A construção do conhecimento através da investigação e da pesquisa científica é um dos princípios que possibilita ao aluno aprendizagens significativas relacionadas à sua realidade, assim como o desenvolvimento da autonomia intelectual, utilizando as etapas da metodologia científica.