Colégio

Projetos Extraclasse

NIC
Projeto desenvolvido em todas as etapas da educação básica. Os alunos são desafiados a criar um projeto de iniciação científica a partir de uma área do conhecimento do projeto de seu interesse. A pesquisa e o desenvolvimento do projeto devem ocorrer em horários no turno inverso às aulas regulares, em conjunto com um professor orientador. O projeto deve abarcar todas as etapas da metodologia científica culminando com sua apresentação pública, aberta a toda a comunidade escolar. O NIC proporciona aos alunos o desenvolvimento e a aquisição da sequência operacional da construção do conhecimento, possibilitando o despertar de vocações, a revelação de capacidades, a construção da autonomia intelectual e da capacidade de encontrar soluções para situações problema relacionadas à realidade. A iniciativa conquistou o 4º Prêmio Inovação em Educação do SINEPE/RS em 2013.

Educação para o Trânsito
Projeto desenvolvido com os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio em diversos componentes curriculares. As atividades ocorrem em parceria com organizações da sociedade civil principalmente, com a EPTC, e nasceu da preocupação do Colégio em desenvolver atividades educativas quem contribuíssem para um trânsito mais consciente e humanizado. A excelência do projeto fez com que o Colégio fosse agraciado em 2014 com a Medalha Cidade de Porto Alegre.

Saída de Estudos
Ao longo do ano letivo ocorrem saídas de estudos com o intuito de possibilitar aos estudantes diferentes vivências, contextualizando as temáticas que estão sendo estudadas em sala de aula, a fim de enriquecer as aprendizagens.

Papo Cabeça
O projeto é um espaço de debate e construção de conhecimento sobre temas da atualidade e de relevância social, tendo como intuito principal desenvolver nos alunos a cidadania e o comprometimento em atuar de forma construtiva na sociedade.
Os encontros são mensais, na segunda sexta-feira de cada mês às 15h na Livraria Cultura. O projeto é coordenado pela professora Ana Paula Soares e Rafael Linck Moehlecke,da disciplina de História oportunizado para os alunos do Ensino Médio.

Clube de Leitura
O Clube de Leitura é um projeto que propõe a leitura e o debate em um ambiente estimulante e acolhedor como o de uma livraria, as obras que estão em alta entre os jovens leitores.
Os encontros são mensais e acontece na última sexta-feira de cada mês, na Livraria Cultura, do Bourbon Country com os estudantes do Ensino Médio nas quais além da leitura de clássicos literários, também estarão em pauta obras atuais que estão em destaque entre os leitores adolescentes.
O projeto é coordenado pela professora Marcia Cristina Roque, doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Com a mediação da professora, as atividades do Clube de Leitura buscam o diálogo produtivo entre os jovens leitores, provocando a reflexão e a valorização de suas opiniões, fazendo-os pensar e compartilhar o que leem.

Laboratório de Aprendizagem
Para os estudantes do 1º ao 5º ano é oferecido um apoio individualizado à aprendizagem, sempre que o aluno necessitar de reforço escolar. O Laboratório de Aprendizagem justifica-se pela a importância de ser instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem que contemplam o currículo escolar.

Recuperação Paralela
A recuperação paralela oportunizada através de módulos de estudos e aulas complementares, em turno inverso, de Matemática e Português ao longo do ano letivo para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Plantões de Dúvidas
Os alunos do Ensino Médio têm a disposição os plantões de Química e Física no turno inverso com o objetivo de sanar dúvidas, e retomar conteúdos.

Módulos de Estudos
Oportunizado para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio para todos os componentes curriculares. O material é elaborado pelo professor, contendo orientações de conteúdos e atividades desenvolvidas ao longo do trimestre.

Miniempresa
O programa Miniempresa é realizado em parceria com a Junior Achievement é uma fundação educativa sem fins lucrativos, que conta com o apoio da iniciativa privada e o trabalho de milhares de voluntários. O objetivo é despertar nos jovens, ainda na escola, o espírito empreendedor, a vivência da realidade empresarial e o funcionamento na rotina de uma organização. O projeto é oportunizado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio no 1º semestre de cada ano letivo.

Oficina de Redação
A expressão escrita é essencial em qualquer situação do mercado formal de trabalho, saber escrever bem e expressar-se de forma adequada constitui-se em um diferencial. Além disso, ao final do Ensino Médio, os estudantes, enfrentarão uma série de desafios em processos seletivos diversos, nos quais suas habilidades de escrita são fundamentais.
Com o objetivo de capacitar os alunos do Ensino Médio a produzir textos de diferentes gêneros e reforçar a produção de textos do gênero dissertativo, visando seu sucesso em processos seletivos diversos que tenham a produção textual como foco de suas avaliações, entre eles, os vestibulares e o ENEM, a Oficina de Redação é oferecida como atividade extracurricular semanalmente.

Mais ENEM
O Mais ENEM é oferecido aos alunos do Ensino Médio, no turno inverso, e tem como objetivo desenvolver as habilidades e competências exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio, bem como orientações de novos hábitos de estudo e aprofundamento de temas transversais e de atualidades.
O projeto ocorre no turno da tarde através de módulos que contemplam as Áreas do Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas nas terças e quintas-feiras.

Conversation Club
A língua inglesa é uma das principais ferramentas para a comunicação global e está presente em nossa vida cotidiana de variadas maneiras. Além disso, a fluência em inglês é um diferencial importante para a inserção deste jovem no mercado de trabalho. Neste sentido, o conversation club é um projeto que tem o objetivo de oportunizar a prática da conversação em língua inglesa para o desenvolvimento da fluência e a ampliação de vocabulário é oferecido para os alunos do Ensino Médio como atividade extracurricular semanalmente.

Voluntariado Jovem
Educar não se resume apenas à transmissão de conteúdos, mas sim formar cidadãos com valores e princípios éticos faz parte de nossa missão e consideramos que o desenvolvimento do olhar consciente e solidário sobre o outro e a percepção de diferentes realidades sócio-econômicas seja um dos elementos que propiciam este processo formativo. Assim, alunos desde os anos inicias do ensino fundamental são incentivados a participar dos projetos sociais de voluntariado em creches, escolas e asilos. O projeto tem por base a metodologia da ONG Parceiros Voluntários.

Projeto Ser Cidadão
Propiciar aos alunos do Ensino Médio vivências que possibilitem a reflexão, a análise e o debate sobre temáticas como política, ética, cidadania e democracia, buscando consolidar um protagonismo dos jovens neste novo cenário histórico que se desenha.

PROJETOS DO SOE

Aluno Bem Adaptado
Quando o aluno está mudando para uma nova Instituição de Ensino, há uma ansiedade por parte das famílias. Pensando nesse momento, preparamos um acompanhamento cuidadoso com esses alunos para que se sintam seguros e consigam estabelecer vínculos com a escola (novos professores, colegas e demais funcionários). O acompanhamento é feito com conversas individuais e em grupos, logo no início do ano letivo.

Hábitos de Estudos
Este projeto é realizado no início de ano letivo, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a necessidade do estudo sistematicamente; relembrar as alternativas e formas de estudar com mais qualidade e avaliar como está sendo a sua rotina de estudos.

Educação para os valores
O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com as crianças e os adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos, procedimentos e atitudes que permitam ao alunos agir, dentro e fora do espaço escolar, de forma ética, responsável e solidária.

Projeto Passagem de Nível
Ao longo do ano letivo os alunos do JB, 5º ano e 9º ano e suas famílias são preparados para enfrentar as mudanças e os novos desafios respectivamente do 1º ano do EF, do 6º ano do EF e do Ensino Médio. O projeto conta com encontros com os alunos, palestras e reuniões com as famílias.

Professores tutores
Os professores tutores acompanham a trajetória do educando do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio através da orientação e acompanhamento do plano de ação e metas elaborado pelo estudante em conjunto com a família.

Projeto de orientação profissional
O projeto é desenvolvido ao longo do ano letivo com o objetivo de informar aos alunos do Ensino Médio as possibilidades de escolha da carreira profissional e inserção no mercado de trabalho.

Conselho Participativo
O Conselho Participativo consiste em um novo olhar sobre o acompanhamento da aprendizagem do aluno. Em cada trimestre é oportunizado um encontro entre pais, alunos e o professor tutor. Nesses encontros, a família será atendida, de maneira individualizada, pelo tutor que ficará responsável:
- pela transmissão das informações do aluno, em todos os componentes curriculares, referentes ao diagnóstico dos professores acerca da trajetória do aluno até o momento,
- pela entrega da auto avaliação realizada pelo aluno ao final do trimestre,
- pelas orientações quanto ao plano de ação e de metas para a continuidade do ano letivo.
- O projeto visa qualificar o momento de atendimento, possibilitando o acompanhamento individualizado do progresso do aluno ao longo do ano letivo. Além disso, a tutoria intenciona conscientizar o aluno sobre suas potencialidades e possíveis dificuldades, ajudá-lo a estabelecer metas de aprendizagem e apoia-lo no planejamento de ações.