Colégio

O Líder em Mim

O Líder em Mim foi desenvolvido pela Franklin Covey nos EUA, baseado no consagrado livro "Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes" e adaptado à realidade brasileira para uso em escolas de nível básico, sendo oferecido com exclusividade no Brasil pela Somos Educação.

Hábito 1 - Seja proativo

Hábito 2 - Comece com o objetivo em mente

Hábito 3 - Faça primeiro o mais importante

Hábito 4 - Pense Ganha-ganha

Hábito 5 - Procure primeiro compreender, depois ser compreendido

Hábito 6 - Crie sinergia

Hábito 7 - Afine o instrumento

O Programa "O Líder em Mim" é um modelo de desenvolvimento de lideranças que se aplica em todas as áreas da escola, dentro e fora da sala de aula, o tempo todo. Os educadores usam uma abordagem abrangente que torna o desenvolvimento de liderança uma parte integrante de tudo o que fazem. Assim, tem impacto sobre diferentes aspectos: currículo, metodologia, tradições, forma de organização, cultura, eventos, etc.

Desde o início do ano letivo, os alunos de 1º ao 5º estão desenvolvendo atividades que envolvem os 7 Hábitos.

Com o objetivo de vivenciar os 7 hábitos do programa O Líder em Mim, as turmas do 1º ao 5º ano do Colégio São Judas Tadeu, construíram a árvore na sala de aula de forma criativa.

Na entrega de avaliações do primeiro trimestre, as turmas do 1ºano realizaram uma exposição sobre “Paradigmas” envolvendo os 7 hábitos.

Outro método educacional adotado pela São Judas Tadeu, baseando-se na metodologia utilizada no programa O Lider em Mim foi o O BASTÃO DA FALA.

Muito utilizado por antigas tribos indígenas norte-americanas, o Bastão da Fala trata-se de um pedaço de galho consagrado que tem o objetivo de permitir que o indivíduo que estiver o segurando expresse o seu "sagrado" ponto de vista.

 Durante as reuniões do conselho das tribos indígenas, onde se discutiam assuntos de interesse e de importância para todos, o Bastão da Fala era utilizado para garantir que as decisões fossem feitas democraticamente, ou seja, de maneira justa e imparcial.

Qualquer que fosse o objeto, ele deveria carregar o respeito pela liberdade de expressão e garantir àquele que fala a liberdade e o poder para dizer o que está em seu coração, sem medo de represálias ou humilhação.

O Bastão da Fala deve ser tratado como instrumento de poder e deve ser confeccionado em uma espécie de ritual. A confecção do Bastão pode ser feita com elementos que tragam o simbolismo desejado, ou seja, adereços que representem aquilo que se almeja através do seu uso: pedras, penas, corações, cores, etc.

O colégio São Judas Tadeu acredita na força dessa dinâmica proposta pelo projeto O Líder em Mim e vai além: acredita que as crianças precisam aprender a ouvir com empatia, colocando-se no lugar do outro. Isso não significa que precisamos concordar sempre com a opinião do outro, mas que estamos nos esforçando para entender os sentimentos e as informações transmitidas.

No colégio, o Bastão da Fala já foi confeccionado pelas turmas para estabelecer critérios de conduta social, levar o aluno a refletir, a compreender a opinião do outro e a respeitas as diferenças. Além disso, ele serve como instrumento para relembrar as regras criadas com a turma, os compromissos, as responsabilidades e os combinados.

FERRAMENTAS DE LIDERANÇA:
PLUS/DELTA e GRÁFICO DE BARRAS

Essa atividade foi realizada com uma turma de 5ºano. Com o objetivo de perceber as características do grupo. Uma atividade individual foi realizada, onde cada aluno destacou seus principais pontos fortes e fracos. Diante das características destacadas pelos alunos, foram selecionadas as dez mais citadas para montar o gráfico de barras, que caracteriza o “Perfil da Turma”.

A mesma atividade foi realizada para avaliar a turma como grupo. Foi proposta uma tarefa onde cada aluno escreveu os pontos fortes e fracos da turma. Após perceberem, por meio do trabalho, as principais atitudes que a turma deveria melhorar, foi construído o Plus/ Delta das questões que o grupo precisava aperfeiçoar no decorrer do trimestre e quais as estratégias que deveriam elaborar para alcançar o objetivo.

Agora você já conhece um pouco mais sobre o projeto O Líder em Mim que o Colégio São Judas Tadeu adotou para o melhor desenvolvimento dos nossos alunos.