Colégio

Elefante Letrado

É uma plataforma digital de leitura, criada para desenvolver o hábito e a compreensão da leitura em crianças do Ensino Fundamental. Com centenas de livros digitais de literatura infantil, dispostos em diferentes níveis conforme a adequação de idade e ano em que a criança se encontra. O acervo conta com autores renomados como Ziraldo, Monteiro Lobato, dentre outros. Outro diferencial da ferramenta é que o aluno faz seu percurso de leitura, avançando nos diferentes níveis à medida que lê e realiza as atividades pedagógicas.

Os professores ainda têm acesso a um painel de relatórios que indica o desempenho de cada aluno e da turma, favorecendo assim a avaliação da aprendizagem.

Aqui no colégio São Judas Tadeu, utilizamos a plataforma Elefante Letrado, no 1º ao 3º ano do Ensino fundamental, como ferramenta de aprendizagem em sala de aula, e com ela temos a possibilidade de alcançar a autonomia do aluno nos seus momentos individuais em casa, que ao se conectar ao aplicativo e site da plataforma, entra em um mundo de livros e atividades lúdicas, o conhecimento e aprendizagem que está na palma da sua mão. Assim, o aluno é autor do seu percurso de leitura, paralelo a isso o professor realiza atividades com a plataforma, os alunos tem livros indicados a leitura e fazem atividades em aula sobre ele.

Além das atividades propostas pela professora, contamos com uma acessoria que atende demandas das turmas e faz trabalhos especializado sobre o elefante letrado, sempre estimulando a leitura e a compreensão crítica, formando alunos leitores críticos e reflexívos. A ferramenta utiliza os mesmos descritores previstos para as Provinha Brasil (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) e Prova Brasil (5º ano do Ensino Fundamental) do Saeb/ MEC / Brasil. O professor pode observar como seus alunos respondem às propostas feitas, como estão desenvolvendo as suas habilidades leitoras e de que apoios necessitam para atingir as competências esperadas. O resultado quantificado pela plataforma a partir da análise das respostas dos alunos constitui-se como mais um elemento de avaliação à disposição do educador.

LEITURA EM CONJUNTO

ATIVIDADE COM AS ESTAGIÁRIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADE COM OS 2º E 3º ANOS

Através da exploração dos livros “Chapeuzinho vermelho” e “João e Maria” adaptações da autora Rosinha, os livros se organizam de uma forma diferente, se trata de um livro de imagens e no fim uma adaptação escrita completa das historias. Esse modo de organização dos livros permitiu que quem contasse as histórias não fosse a professora ou a leitura, mas sim a interpretação dos proprios alunos sobre cada pagina que representava um momento da historia.

Agora você já conhece um pouco mais sobre o Elefante Letrado, metodologia que o Colégio São Judas Tadeu adotou para o melhor desenvolvimento dos nossos alunos.