Colégio

Atividades Extraclasse

Diversas são as atividades extraclasse desenvolvidas no Colégio São Judas Tadeu:

Recuperação paralela

A escola oferece oportunidade de estudos de recuperação paralelos ao longo do ano letivo para o aluno que não tenha alcançado o resultado esperado, possa obter melhoria de aprendizagem, recebendo orientação contínua de estudos ao longo dos trimestres em novas situações didáticas. A recuperação paralela acontece em duas modalidades:

Ensino Direto: através de aulas presenciais em turno inverso (na maioria das disciplinas).
Ensino Indireto: através de módulos de estudo.

As aulas de recuperação são no turno inverso ao das aulas regulares e sem custo para as famílias.

Laboratório de ensino

Do 1º ano (seriação de nove anos) ao 4° ano (seriação de oito anos) do Ensino Fundamental, os estudos de recuperação acontecem no Laboratório de Aprendizagem e têm por objetivo rever os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, com a finalidade de sanar diferentes dificuldades detectadas no grupo de alunos. O Laboratório de Aprendizagem tem início logo após o período de sondagem, no decorrer do mês de março. A atividade é realizada durante uma hora-aula, ministrada por monitor especializado. O processo é desenvolvido através de jogos educativos pedagógicos e de situações diferenciadas de aprendizagem.

Turno Integral e Vespertino
Têm a proposta de desenvolver atividades recreativas no turno inverso ao de aula, que possibilitam à criança o desenvolvimento de habilidades e competências referentes aos aspectos físicos, cognitivos e socioafetivos, oportunizando a formação integral do estudante.

TURNO INTEGRAL
O turno integral oferece um cronograma diário e completo de atividades recreativas, além da educação para a higiene, do auxílio ao tema e da hora do descanso.
Público-alvo: da Educação Infantil ao 5ª ano do Ensino Fundamental
Horário de funcionamento: 7h30 às 13h20

TURNO VESPERTINO
Público-alvo: da Educação Infantil ao 5° ano
Horário de funcionamento: 18h às 19h
O turno vespertino pretende oferecer oficinas de cunho recreativo, artístico e tecnológico, além de assegurar o envolvimento saudável e qualificado, ocupando os alunos com atividades de seu interesse.

CADEIRAS OPTATIVAS
As disciplinas optativas pretendem contemplar, além da formação integral, a possibilidade do aluno escolher disciplinas que comporão o seu currículo. A escolinha de Futsal São Judas Tadeu tem como principal objetivo oferecer vivências corporais diferenciadas através do esporte, nesse caso, especificamente, o Futsal, oferecendo também atividades complementares, envolvendo jogos pré-desportivos, que auxiliam o desenvolvimento da motricidade.

Ao propormos os estudos abaixo, pretendemos estabelecer uma cultura que incentive os alunos a serem inovadores, criativos e autônomos na construção de seu saber.

Oficina de Fotografia – Esta tem por objetivo revelar a importância da fotografia como linguagem e ferramenta de comunicação, dar a conhecer as diferentes técnicas de captura da imagem e o processo de transformação da luz em imagem digital ou em papel.

Oficina de Teatro - O teatro propõe-se a auxiliar no crescimento do aluno, possibilitando uma comunicação afetiva consigo e com o mundo, através das expressões corporal, vocal, musical e plástica.

Empreendedorismo e ética – A disciplina tem por objetivo o desenvolvimento das capacidades empreendedoras e éticas dos alunos. Os alunos vivenciarão exercícios de negociação, estudos de casos reais de ética profissional, elaboração de orçamentos, preparação de currículo, entrevista de emprego, apresentações em público, planejamento de carreira por executivos, relatos de experiência de empresários, noções de marketing e uma ampla introdução aos princípios do mundo dos negócios.

Oficina de Cinema - A proposta da oficina de cinema é propiciar um espaço alternativo para instigar sentimentos, gerar reflexão, expressar ideias, possibilitar discussões, ressignificar subjetividades e materializar o resultado através do cinema como articulador do desenvolvimento do sujeito, a partir da ideia de que a Escola representa um espaço-tempo de troca e aprendizagens constantes.

Robótica: A Robótica educacional consiste no estudo e no desenvolvimento de conceitos multidisciplinares de forma prática, através da realização de projetos nos quais é possível ainda explorar aspectos de pesquisa, construção e automação.
Participe, aprenda para ser e construa o seu saber!

Todas as cadeiras optativas funcionarão com um mínimo de inscrições conforme o trabalho proposto.
Inscrições e outras informações na secretaria da Escola.


RECREIO DIRIGIDO
Os alunos do Ensino Fundamental participam de atividades lúdicas na hora do recreio. Cada vez mais, o lúdico entra em cena, por se tratar de uma atividade que estimula o pensamento estratégico e os sentimentos agregados aos comportamentos da atuação cotidiana do indivíduo.

As atividades recreativas fazem do recreio um momento escolar de maior segurança, qualidade e com opções de lazer coletivas.

Este trabalho é realizado por funcionários do SAE e voluntários do Ensino Médio e Ensino Fundamental II.