Colégio

Atividades Extraclasse

Diversas são as atividades extraclasse desenvolvidas no Colégio São Judas Tadeu:

Recuperação paralela

A escola oferece oportunidade de estudos de recuperação paralelos ao longo do ano letivo para o aluno que não tenha alcançado o resultado esperado, possa obter melhoria de aprendizagem, recebendo orientação contínua de estudos ao longo dos trimestres em novas situações didáticas. A recuperação paralela acontece em duas modalidades:

Ensino Direto: através de aulas presenciais em turno inverso (na maioria das disciplinas).
Ensino Indireto: através de módulos de estudo.

As aulas de recuperação são no turno inverso ao das aulas regulares e sem custo para as famílias.

Laboratório de ensino

Do 1º ano (seriação de nove anos) ao 4° ano (seriação de oito anos) do Ensino Fundamental, os estudos de recuperação acontecem no Laboratório de Aprendizagem e têm por objetivo rever os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, com a finalidade de sanar diferentes dificuldades detectadas no grupo de alunos. O Laboratório de Aprendizagem tem início logo após o período de sondagem, no decorrer do mês de março. A atividade é realizada durante uma hora-aula, ministrada por monitor especializado. O processo é desenvolvido através de jogos educativos pedagógicos e de situações diferenciadas de aprendizagem.

Turno Integral e Vespertino
Têm a proposta de desenvolver atividades recreativas no turno inverso ao de aula, que possibilitam à criança o desenvolvimento de habilidades e competências referentes aos aspectos físicos, cognitivos e socioafetivos, oportunizando a formação integral do estudante.

TURNO INTEGRAL
O turno integral oferece um cronograma diário e completo de atividades recreativas, além da educação para a higiene, do auxílio ao tema e da hora do descanso.
Público-alvo: da Educação Infantil ao 5ª ano do Ensino Fundamental
Horário de funcionamento: 7h30 às 13h20

TURNO VESPERTINO
Público-alvo: da Educação Infantil ao 5° ano
Horário de funcionamento: 18h às 19h
O turno vespertino pretende oferecer oficinas de cunho recreativo, artístico e tecnológico, além de assegurar o envolvimento saudável e qualificado, ocupando os alunos com atividades de seu interesse.

CADEIRAS OPTATIVAS
As disciplinas optativas pretendem contemplar, além da formação integral, a possibilidade do aluno escolher disciplinas que comporão o seu currículo. A escolinha de Futsal São Judas Tadeu tem como principal objetivo oferecer vivências corporais diferenciadas através do esporte, nesse caso, especificamente, o Futsal, oferecendo também atividades complementares, envolvendo jogos pré-desportivos, que auxiliam o desenvolvimento da motricidade.

Ao propormos os estudos abaixo, pretendemos estabelecer uma cultura que incentive os alunos a serem inovadores, criativos e autônomos na construção de seu saber.

Oficina de Teatro - O teatro propõe-se a auxiliar no crescimento do aluno, possibilitando uma comunicação afetiva consigo e com o mundo, através das expressões corporal, vocal, musical e plástica.

Oficina de Cinema - A proposta da oficina de cinema é propiciar um espaço alternativo para instigar sentimentos, gerar reflexão, expressar ideias, possibilitar discussões, ressignificar subjetividades e materializar o resultado através do cinema como articulador do desenvolvimento do sujeito, a partir da ideia de que a Escola representa um espaço-tempo de troca e aprendizagens constantes.

Robótica: A Robótica educacional consiste no estudo e no desenvolvimento de conceitos multidisciplinares de forma prática, através da realização de projetos nos quais é possível ainda explorar aspectos de pesquisa, construção e automação.
Participe, aprenda para ser e construa o seu saber!

Todas as cadeiras optativas funcionarão com um mínimo de inscrições conforme o trabalho proposto.
Inscrições e outras informações na secretaria da Escola.


RECREIO DIRIGIDO
Os alunos do Ensino Fundamental participam de atividades lúdicas na hora do recreio. Cada vez mais, o lúdico entra em cena, por se tratar de uma atividade que estimula o pensamento estratégico e os sentimentos agregados aos comportamentos da atuação cotidiana do indivíduo.

As atividades recreativas fazem do recreio um momento escolar de maior segurança, qualidade e com opções de lazer coletivas.

Este trabalho é realizado por funcionários do SAE e voluntários do Ensino Médio e Ensino Fundamental II.